Sinpro cobra nomeação de professores prometida pelo GDF
No início de março, o GDF alardeou a nomeação de 240 professores concursados, aprovados no pleito de 2013. Segundo a Secretaria de Estado e Educação (SEE-DF), estes profissionais irão suprimir vagas de professores aposentados, exonerados ou mortos, abertas desde outubro de 2014 — data das últimas nomeações -, completando os quadros de escolas em que há carência.
Na ocasião, a diretoria do Sinpro enfatizou que esta “foi uma luta grande dos professores, e estamos satisfeitos com as nomeações; isso nada mais é do que o governo cumprindo a lei”.
Entretanto, passado quase um mês da divulgação da notícia nada aconteceu.
A questão depende de autorização da Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização, que ainda não se manifestou. “O que houve foi uma solicitação da SEE, mas ainda não houve confirmacão por parte da SEGAD. O GDF tem que ser mais célere nesta questão. A comunidade escolar não pode sofrer mais do que já sofreu neste início de ano. Educação é, ou deveria ser, prioridade do governo. Consequentemente, as nomeações deveriam estar na ordem do dia”, destacou a diretoria do Sinpro, cobrando o imediato enquadramento dos novos professores.
O Sinpro enfatizou ainda que este assunto foi objeto de negociação com o GDF. No caso de carências definitivas, estas devem ser repostas imediatamente pelo pessoal concursado. “A nomeação dos 240 é bem-vinda, mas ainda está muito distante da realidade que vivemos no sistema público de ensino do DF. Há necessidade urgente de muitos outros professores”.
Os profissionais, de acordo com o governo, deverão ser nomeados para 16 disciplinas. Confira:
Disciplina 20 horas 40 horas
Artes/Música 0 1
Artes Cênicas/Teatro 0 1
Artes Plástica 0 1
Educação Física 0 55
Filosofia 0 4
Física 10 6
Geografia 8 12
História 12 14
LEM/Espanhol 0 8
LEM/Inglês 0 38
Língua Portuguesa 10 2
Matemática 4 1
Química 5 5
Sociologia 0 5
Atividades 2 31